Tutorial - Parada de Mão

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Jerome Le Baut foi um atleta de Ginástica Artística de alto nível e um estudioso de esportes acrobáticos, além de um excelente artista circense. Jerome vem trabalhando a mais de dez anos com o Cirque du Soleil em varias produções.


Para ele: "A parada de mãos é o primeiro é talvez mais importante fundamento para a acrobacia. É o contrario de estar sobre seus pés e fundamental para ensinar seu corpo a lidar com as diferenças de gravidade, além de ser a base para outros movimentos acrobáticos."



Mesmo que pareça simples, a parada de mãos é somente estar em pé sobre os seus pés, mas invertido para suas mãos.


Você pode pensar no corpo como tendo três segmentos, 1- braços e cabeça, 2- tronco, e 3- pernas. Para manter uma postura correta na Parada de Mãos, você precisa alinhar esses três segmentos. Os segmentos estão separados na cintura e nos ombros. Os ombros são os mais importantes e requer muita flexibilidade.


Os pulsos e mãos vão fazer todo o trabalho enquanto estão segurando a parada de mãos. A posição das mãos é reta embaixo da linha dos ombros, os ombros estão separados não mais que a linha das orelhas, com as mãos ou retas para frente ou um pouco voltadas para fora. Os dedos devem estar um pouco dobrados pra ajudar no equilíbrio como um forte aperto. O peso do corpo deve estar distribuído no meio das palmas das mãos.


Sua cabeça deverá estar em posição natural. Olhe para o chão entre suas mãos usando os olhos. Assim sua cabeça não desalinhara.


O segmento do ombro requer muita flexibilidade. Os ombros devem estar alinhados com as mãos e alongados ao máximo possível. Cuidado para que você não puxe os ombros para frente para compensar a fadiga muscular!


A pélvis/bacia e o abdômen apóiam o corpo e devem estar em alinhamento com os outros segmentos. Cuidado para não selar ou seja: dobrar a coluna para trás!


As pernas e os pés não têm muita importância na habilidade de segurar a parada de mãos, mas tem muita influência na beleza do movimento. Pés juntos e pernas alongadas e retas são bases para outras posições como: parada em segunda posição /pernas afastadas, grupadas ou em espacatos/splits.


Esses dois exercícios de flexibilidade vão ajudar a desenvolver a flexibilidade de ombro necessária para o controle de uma boa parada de mãos.


Esses dois exercícios vão ajudar a desenvolver a forca na pélvis/bacia e abdômen necessários para apoiar o corpo e manter uma boa parada de mãos.


Este exercício vai ajudar a manter o corpo alinhado. É importante ser fort o suficiente para manter o alinhamento correto, enquanto o ajudante te levanta para a posição.


Use um ajudante para encontrar o ponto de equilíbrio da parada de mãos. Um ajudante pode tocar em você para indicar quando o equilíbrio começa a cair antes mesmo de você perceber. Esta informação pode treiná-lo a reconhecer onde o ponto de equilíbrio está. Usando dois ajudantes para fazer um “ping-pong” te jogando pra frente e para trás na posição de parada de mãos o ajudara a reconhecer o ponto de equilíbrio.

 

Tente fazer uma Parada de mãos próximas ao muro. Tente chegar o mais perto possível do muro, quanto mais perto melhor! Equilibre-se em posição agrupada, será difícil no começo, mas lhe dará uma boa base para uma parada de mãos na linha.


Você pode começar a parada de mãos tanto dando um salto ou na “força” subida isométrica. Para subir na força passe o seu peso para as mãos e levante seu quadril para o equilíbrio. Uma vez que os segmentos estão alinhados, você pode simplesmente esticar as pernas para a posição correta.


Aprenda a cair! Tenha certeza de aprender a rolar para frente, saindo da parada de mãos. Se o seu equilíbrio passar do ponto central, ponha o queixo para dentro “queixo encostado no peito” e arredonde as costas para fazer um rolamento suave para frente.


Além do rolamento para frente, você pode fazer um “troco” girando seu corpo para um dos lados. Faca uma 1/2 pirueta em um só braço e gire a pélvis/bacia, conclua o movimento fazendo com que seus pés encontrem o chão.


Desafie sua parada de mãos com variações! Equilibre-se em diferentes superfícies como cadeiras, tocos ou manjotas de parada de mãos


Um grande desafio será de aprender parada de mãos com um só braço. Mesmo sabendo que você tem um lado mais forte que o outro, treine os dois lados!


Tente jogar algum jogo que o ajude a desenvolver sua força e flexibilidade como, jogo de pular como um coelho e carrocinha (que consiste no parceiro segurar as pernas enquanto você tenta andar com os braços). Faça para frente e para trás!


Cuidado para não dobrar a coluna (selar) isso pode significar que seu abdome está fraco, outro erro é levar os ombros para frente, o que pode significar que seus ombros estão muito tensos e desalinhados.




Boa Sorte e um excelente treino!!!


Tutorial cedido por: Jerome Le Baut
Tradução: Luiz Hiran

1 comentários:

Walyson disse...

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